SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Propriedades psicométricas da versão brasileira da Escala de Entrincheiramento na CarreiraAdaptação brasileira da University of Rhode Island Change Assessment (URICA) para usuários de substâncias ilícitas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

NEUFELD, Carmem Beatriz; BRUST, Priscila Goergen  e  STEIN, Lilian Milnitsky. Adaptação de um método de investigação do impacto da emoção na memória. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 21-29. ISSN 1413-8271.

O presente estudo apresenta uma adaptação dos instrumentos e procedimentos elaborados por Cahill, Prins, Weber e McGaugh para a avaliação dos efeitos da emoção nas distorções da memória. O material visa oferecer à comunidade científica lusófona um instrumento valioso para investigação da memória e, a partir dessa adaptação, das falsas memórias. O experimento teve por finalidade testar a validade desta adaptação para a realidade brasileira, bem como a eficiência da avaliação das falsas memórias. A amostra foi composta por 138 estudantes universitários de diversos cursos de graduação e instituições de ensino superior particulares. O procedimento adaptado contém 11 slides, cujas imagens são condizentes com a realidade brasileira, e um teste auto-administrado de memória de reconhecimento. Os resultados sugerem uma adequação da adaptação dos instrumentos e procedimentos, encontrando um efeito potencializador da emoção sobre as memórias verdadeiras, principalmente para participantes do sexo masculino. Considerando os resultados obtidos, o procedimento adaptado é efetivo para medir o efeito da emoção na memória e suas distorções, e a emoção parece inocular a memória contra os efeitos da falsificação.

Palavras-chave : Memória; Emoção; Falsas memórias; Histórias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )