SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Adaptação de um método de investigação do impacto da emoção na memóriaTraços de personalidade e habilidades sociais em universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

SZUPSZYNSKI, Karen Priscila Del Rio  e  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Adaptação brasileira da University of Rhode Island Change Assessment (URICA) para usuários de substâncias ilícitas. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 31-39. ISSN 1413-8271.

Este estudo apresenta a validação do University of Rhode Island Change Assessment (URICA) para usuários de substâncias psicoativas ilícitas no Brasil. A amostra foi de 214 sujeitos dos sexos masculino (n=194) e feminino (n=20), com faixa etária entre 13 e 44 anos de idade (M=22,93; DP=7,94). A coleta ocorreu em Porto Alegre (RS), em ambulatórios para tratamento da dependência química (n=89) e locais de internação (n=125). As análises estatísticas evidenciaram uma boa consistência interna da escala de 24 itens (a=0,657). A partir de análises estatísticas foi construído o escore T, realizando a normatização brasileira da URICA para drogas ilícitas, que apresentou bons resultados psicométricos, podendo ser usada em estudos que proponham investigar a motivação para mudança de comportamentos-problema.

Palavras-chave : URICA; Drogas ilícitas; Adaptação brasileira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )