SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Personality traits and social skills in college studentsOccupational stress factors and coping among police officers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

KLEIN, John M.  and  GONCALVES, Alda. Problemas de sono-vigília em crianças: um estudo da prevalência. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 51-58. ISSN 1413-8271.

A investigação recente tem demonstrado que os problemas de sono estão entre as queixas mais comuns ao longo de toda a infância. Alterações nos padrões de sono têm efeitos nefastos no funcionamento neuropsicológico, que se reflecte no bem-estar psicológico das crianças. O presente estudo procurou avaliar os hábitos relacionados com o sono e estimar a prevalência de problemas do sono em crianças que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico, nas escolas dos concelhos de Braga e Faro. Para isso, foi aplicado o Questionário de Experiências de Sono-Vigília a uma amostra composta por 938 crianças, das quais 485 (52%) do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 7 e os 11 anos de idade (M=8,74 ± DP=0,989). Verificou-se que 56,4% das crianças dormem mais de nove horas por noite e 18,6% das crianças apresentam perturbações do sono. Os resultados serão discutidos em termos da relação entre a presença de perturbação do sono na infância e o desenvolvimento de psicopatologia na idade adulta. Por fim, será discutida a importância deste questionário para estudo das problemáticas associadas ao sono e a contribuição destes dados epidemiológicos para a investigação e prática clínica no nosso país, no sentido de sensibilizar os técnicos e os agentes educativos para a existência desta problemática.

Keywords : Sono; Epidemiologia; Crianças em idade escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )