SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Problemas de sono-vigília em crianças: um estudo da prevalênciaAspectos ideativos no transtorno da compulsão alimentar periódica: estudo com o Rorschach índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

COLETA, Alessandra dos Santos Menezes Dela  e  COLETA, Marilia Ferreira Dela. Fatores de estresse ocupacional e coping entre policiais civis. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 59-68. ISSN 1413-8271.

Este estudo foi desenvolvido com os objetivos de identificar fatores de estresse ocupacional e de verificar as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos policiais civis. Participaram voluntariamente 40 policiais civis de uma delegacia regional e utilizou-se um roteiro de entrevista semi-estruturado com quatro perguntas. Após análise de conteúdo foram obtidas 222 respostas sobre os estressores ocupacionais, que foram classificados em 18 categorias envolvendo as características do trabalho, relacionamento com colegas e superiores, imagem negativa da classe por parte da sociedade e da mídia e falta de apoio legal e governamental ao trabalho da polícia. Sobre a estratégia usada para lidarem com o estresse foram obtidas 86 respostas, e a maioria utiliza manejo dos sintomas. Sugere-se intervenção de profissionais, tanto na estrutura e no ambiente de trabalho quanto no treinamento dos policiais, com o objetivo de otimizar a maneira de enfrentar os fatores de estresse no trabalho.

Palavras-chave : Estresse; Coping; Polícia civil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )