SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Fatores de estresse ocupacional e coping entre policiais civisSentimentos de mães portadoras de HIV/Aids em relação ao tratamento preventivo do bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

PASSOS, Teresa Cristina Bailoni Martins; YAZIGI, Latife  e  CLAUDINO, Angélica Medeiros. Aspectos ideativos no transtorno da compulsão alimentar periódica: estudo com o Rorschach. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 69-74. ISSN 1413-8271.

Pessoas com diagnóstico de transtorno da compulsão alimentar periódica (DSM-IV) são descritas como propensas a distúrbios nos processos de pensamento que são relevantes para a manutenção do quadro e para o tratamento. Este é um estudo exploratório visando avaliar o funcionamento cognitivo de sujeitos com o diagnóstico citado, sendo escolhido como instrumento o método de Rorschach, que permite acessar aspectos psicológicos menos sujeitos ao controle consciente do que os aferidos por escalas e auto-relatos. Foram selecionadas variáveis do Rorschach associadas ao funcionamento ideacional. A amostra constitui-se de 43 mulheres (média de 37,2 anos de idade), que, no Rorschach, evidenciam dificuldades na atividade ideativa, com predominância de um nível concreto e imaturo de ideação, perda dos limites da realidade e dos limites entre os eventos. Também há tendência a cognições de tom negativo. O uso defensivo de intelectualizações frágeis predispõe a sobrecargas emocionais. Mas também é observada a capacidade para pensar de forma flexível e construtiva, recurso associado a bom prognóstico em psicoterapias.

Palavras-chave : Distúrbios alimentares; Processos cognitivos; Teste de Rorschach; Medidas projetivas de personalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )