SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Aspectos ideativos no transtorno da compulsão alimentar periódica: estudo com o RorschachA criança na visão de homens acusados de abuso sexual: um estudo sobre distorções cognitivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

RIGONI, Evelise; PEREIRA, Elena O'Donnell da Silva; CARVALHO, Fernanda Torres de  y  PICCININI, Cesar Augusto. Sentimentos de mães portadoras de HIV/Aids em relação ao tratamento preventivo do bebê. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 75-83. ISSN 1413-8271.

O tratamento do bebê, voltado à prevenção da transmissão materno-infantil do HIV/Aids, ocorre em um momento em que ansiedades decorrentes do processo de maternidade somam-se àquelas relativas à condição de soropositividade da mulher. O objetivo deste estudo foi o de investigar os sentimentos de mães portadoras de HIV/Aids em relação ao tratamento preventivo do bebê. Foram entrevistadas seis mães portadoras de HIV/Aids, com idades entre 22 e 42 anos, selecionadas em centros de saúde. Análise de conteúdo qualitativa identificou quatro categorias temáticas relacionadas aos sentimentos das mães quanto: ao diagnóstico do bebê, à impossibilidade de amamentar, à saúde do bebê, ao tratamento preventivo do bebê. Sentimentos maternos de medo e ansiedade mostraram-se presentes e contrastaram com a confiança da mãe em um desfecho positivo do tratamento do bebê. Sentimentos ambivalentes mostraram-se também presentes, o que sugere a importância de se elaborar intervenções psicológicas junto a estas mães.

Palabras clave : HIV; Aids; Maternidade; Tratamento; Transmissão materno-infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )