SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Seropositive mothers' feelings concerning the preventive treatment of the babyRepresentations about Aids in old age by coordinators of groups the third age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

MOURA, Andreína da Silva  and  KOLLER, Sílvia Helena. A criança na visão de homens acusados de abuso sexual: um estudo sobre distorções cognitivas. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 85-94. ISSN 1413-8271.

O presente estudo investigou a visão que homens acusados de abuso sexual infantil possuem sobre a criança e como concebem que deveria ser uma relação ideal entre crianças e adultos. As distorções cognitivas são examinadas no conteúdo do que é expresso e na possibilidade de contextualização da resposta dada. Participaram cinco homens, com idades entre 37 e 73 anos, acusados de abuso sexual contra crianças de até 13 anos de idade. Um participou espontaneamente e quatro foram compulsoriamente encaminhados pela justiça ao serviço. Uma ficha biossociodemográfica e uma entrevista semi-estruturada foram utilizadas. Uma análise do conteúdo revelou a visão estereotipada e politicamente correta desses homens com relação às crianças.

Keywords : Abuso sexual; Abusadores sexuais; Visão de criança; Distorções cognitivas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )