SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Sentimentos de mães portadoras de HIV/Aids em relação ao tratamento preventivo do bebêRepresentações sobre a Aids na velhice por coordenadoras de grupos da terceira idade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

MOURA, Andreína da Silva  e  KOLLER, Sílvia Helena. A criança na visão de homens acusados de abuso sexual: um estudo sobre distorções cognitivas. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 85-94. ISSN 1413-8271.

O presente estudo investigou a visão que homens acusados de abuso sexual infantil possuem sobre a criança e como concebem que deveria ser uma relação ideal entre crianças e adultos. As distorções cognitivas são examinadas no conteúdo do que é expresso e na possibilidade de contextualização da resposta dada. Participaram cinco homens, com idades entre 37 e 73 anos, acusados de abuso sexual contra crianças de até 13 anos de idade. Um participou espontaneamente e quatro foram compulsoriamente encaminhados pela justiça ao serviço. Uma ficha biossociodemográfica e uma entrevista semi-estruturada foram utilizadas. Uma análise do conteúdo revelou a visão estereotipada e politicamente correta desses homens com relação às crianças.

Palavras-chave : Abuso sexual; Abusadores sexuais; Visão de criança; Distorções cognitivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )