SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A criança na visão de homens acusados de abuso sexual: um estudo sobre distorções cognitivasQual o significado do trabalho para as pessoas com e sem deficiência física? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

SALDANHA, Ana Alayde de Werba; FELIX, Shenia Maria Felício  e  ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de. Representações sobre a Aids na velhice por coordenadoras de grupos da terceira idade. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 95-103. ISSN 1413-8271.

O presente trabalho buscou apreender as representações das coordenadoras dos grupos de convivência de idosos sobre Aids na velhice. Participaram da pesquisa 20 coordenadoras do Programa de Atenção ao Idoso da Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB, com idade variando de 38 a 72 anos. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e a técnica de Associação Livre de Palavra, a partir de três estímulos indutores: Aids na terceira idade, prevenção e vulnerabilidade. Emergiram as seguintes representações: as coordenadoras mais jovens associam a Aids à necessidade de cuidado, e a prevenção, ao uso de camisinha. A vulnerabilidade é associada a um fenômeno relativo a todos. Para as de maior idade, as representações estão associadas a sofrimento e a grupo de risco. O desenvolvimento de práticas educativas nos grupos constitui espaços de transformação para intervenções preventivas quanto ao HIV/Aids.

Palavras-chave : Aids; Prevenção; Grupos de convivência de idosos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )