SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Exclusão social do doente mental: discursos e representações no contexto da reforma psiquiátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

BORGES, Jeane Lessinger; TRENTINI, Clarissa Marceli; BANDEIRA, Denise Ruschel  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Avaliação neuropsicológica dos transtornos psicológicos na infância: um estudo de revisão. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 125-133. ISSN 1413-8271.

Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre a avaliação neuropsicológica dos déficits cognitivos associados aos transtornos psicológicos na infância e adolescência, com base em pesquisas publicadas no período de 2000 a 2006. Foi realizado um levantamento abrangendo publicações nacionais e internacionais indexadas nas bases de dados Medline, SciELo e PsycInfo. Os resultados indicaram um aumento da produção científica na área da avaliação neuropsicológica do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, autismo, transtornos de humor e transtorno de conduta. Observou-se a presença de poucos estudos nacionais, indicando a necessidade de pesquisas na área de avaliação neuropsicológica no Brasil.

Palavras-chave : Avaliação neuropsicológica; Transtornos psicológicos; Testes; Infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )