SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

KLEIN, John Manuel  e  GONCALVES, Alda. Avaliação dos problemas de sono-vigília em crianças em idade escolar: normas e propriedades para a população Portuguesa do SWEL. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.2, pp. 145-154. ISSN 1413-8271.

Este estudo pretende analisar as propriedades psicométricas da versão portuguesa do Questionário de Experiências de Sono-Vigília (SWEL) e a obtenção de normas e dados relativos às queixas de sono-chave nas crianças. Este questionário avalia os problemas de sono crônicos, classificando-os em seis categorias de queixas relativamente ao sono. Foram avaliadas 900 crianças do 1º CEB (2º-4º ano), 485 delas são meninas (53,9%) e 415 meninos (46,1%), com idades entre os 7-10 anos (M= 8,63; DP= 0,82). Verificou-se uma boa fidelidade e validade do questionário, tornando-o uma ferramenta adequada para estudos de carácter epidemiológico. O estudo mostra que as queixas relativas ao sono (14,7%) são síndromes freqüentes em crianças que 1º CEB que na maioria das vezes não são referidas pelos pais e/ou médicos. Assim, o SWEL é um instrumento de detecção válido e fiável para a identificação de potenciais problemas de sono nas crianças em idade escolar.

Palavras-chave : Epidemiologia; Avaliação do Sono; Queixas do Sono; Questionário de Experiências de Sono-Vigília (SWEL); Crianças em idades escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )