SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintesEstratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

FIOROT, Meire Andersan; ORTEGA, Antonio Carlos; PESSOTTI, Alice Melo  e  ALVES, Valdilene Turini. Análise do processo de tomada de consciência de professoras por meio do jogo Traverse. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.2, pp. 165-175. ISSN 1413-8271.

Esta pesquisa teve por objetivo investigar, em uma perspectiva microgenética, o processo de tomada de consciência de quatro professoras, por meio de um jogo de regras. O procedimento de pesquisa foi organizado em duas fases: de instrução e de experimentação. Em ambas, foi utilizado o jogo Traverse. Vários questionamentos foram propostos de modo que as professoras pudessem refletir sobre as situações vividas no jogo. Os resultados constataram uma evolução nos níveis de compreensão do sistema lógico contido no jogo, com a existência de momentos intermediários que indicaram uma tomada de consciência parcial da ação. A principal dificuldade apresentada, nesse processo, foi a compreensão da dialética intersistêmica existente no jogo. Diante dessa constatação, sugerimos uma reflexão mais ampla sobre os contextos de aprendizagem que têm sido oferecidos aos professores em seus processos de formação, considerando que a profissionalização requer um trabalho de tomada de consciência sobre os próprios processos de aprendizagem.

Palavras-chave : Aprendizagem; Psicologia genética; Tomada de consciência; Professores; Jogo Traverse.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )