SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Análise do processo de tomada de consciência de professoras por meio do jogo TraverseEmpregabilidade: construção de uma escala índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

ZERBINI, Thaís  e  ABBAD, Gardênia. Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.2, pp. 177-187. ISSN 1413-8271.

Pesquisas em avaliação de treinamentos a distância são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao construir e validar estatisticamente o instrumento Estratégias de Aprendizagem. O curso-alvo foi oferecido pelo SEBRAE para alunos do Brasil inteiro. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado que mede a freqüência com que os participantes utilizam as estratégias ao longo do curso. Foram realizadas análises estatísticas de Componentes Principais (PC) e Fatoriais (PAF) e de consistência interna (alfa de Cronbach). Após a validação estatística, o instrumento apresentou sete fatores: Controle da emoção, 5 itens (a=0,89); Busca de ajuda interpessoal, 6 itens (a=0,89); Repetição e organização, 5 itens (a=0,77); Controle da motivação, 4 itens (a=0,84); Elaboração, 3 itens (a=0,83); Busca de ajuda ao material didático, 2 itens (a=0,75); Monitoramento da compreensão, 3 itens (a=0,82). Os resultados indicam que a escala é estatisticamente válida e confiável.

Palavras-chave : Educação a distância; Treinamento; Estratégias de aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )