SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escalaPropriedades psicométricas do Questionário de Satisfação no Trabalho (S20/23) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

CAMPOS, Keli Cristina de Lara  e  FREITAS, Fernanda Andrade de. Empregabilidade: construção de uma escala. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.2, pp. 189-201. ISSN 1413-8271.

O uso recente do termo empregabilidade refere-se às competências, habilidades e atitudes gerais esperadas para uma pessoa conquistar e manter um trabalho ou emprego. A presente pesquisa objetivou a construção de uma escala de empregabilidade. A amostra foi composta por 628 estudantes universitários de ambos os sexos, dos cursos de administração, engenharias e psicologia de instituições públicas e privadas do estado de São Paulo. O instrumento proposto foi composto por 88 itens, referentes a 11 (onze) fatores, aplicados de maneira coletiva, em uma escala tipo Likert de quatro (4) pontos, cujos descritores são "seguramente sim", "creio que sim", "creio que não" e "seguramente não". As análises estatísticas permitiram redefinir a escala obtendo-se 57 itens, dispostos em 4 fatores denominados: eficácia de busca; dificuldade de busca; otimismo; e responsabilidade e decisão. Os coeficientes estatísticos foram suficientes para confirmar sua fidedignidade e indicá-la para estudos futuros.

Palavras-chave : Empregabilidade; Psicologia organizacional; Avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )