SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Employability: construction of a scaleValidity evidences between the Depression Scale (EDEP), the BDI and the Perception of Family Support Inventory (IPSF) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

CARLOTTO, Mary Sandra  and  CAMARA, Sheila Gonçalves. Propriedades psicométricas do Questionário de Satisfação no Trabalho (S20/23). PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.2, pp. 203-210. ISSN 1413-8271.

O Questionário de Satisfação no Trabalho - S20/23 avalia a satisfação no trabalho segundo um modelo teórico de cinco dimensões: satisfação com supervisão; satisfação com ambiente físico de trabalho; satisfação com benefícios e políticas da organização; satisfação intrínseca do trabalho; e, satisfação com a participação. Este artigo analisa as características psicométricas (validade de construto e fidedignidade) do instrumento em uma amostra de 620 trabalhadores. Pelo método de eixos principais com rotação oblíqua foram identificados três fatores que explicaram 53% da variância: satisfação com relações hierárquicas; satisfação com o ambiente físico de trabalho e satisfação intrínseca com o trabalho. Quanto à consistência interna, todas as dimensões apresentaram alfas satisfatórios, acima de 0,77. Os resultados demonstraram uma nova configuração fatorial da S20/23 que apresenta os requisitos necessários de consistência interna e validade de construto, podendo ser indicada para a utilização na avaliação da satisfação no trabalho na realidade brasileira.

Keywords : Satisfação no trabalho; Questionário de Satisfação no Trabalho (S20/23); Características psicométricas; Análise fatorial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )