SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Experiences of stigma in depression: a cross cultural studyConstruction and validation of Parental Health Locus of Control Scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

COELHO, Camila Ribeiro  and  AMARAL, Vera Lúcia Adami Raposo do. Análise de contingências de um portador de diabetes mellitus tipo 2: estudo de caso. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.2, pp. 243-251. ISSN 1413-8271.

O diabetes mellitus é uma doença crônica e o seu tratamento é altamente complexo. Pesquisas têm surgido com o objetivo de compreender as contribuições do estilo de vida e dos fatores comportamentais no desenvolvimento e no controle da doença. O presente estudo realizou uma análise de contingências dos comportamentos de adesão e de não-adesão ao tratamento, buscando, para isso, relações de dependência entre eventos comportamentais e ambientais, a partir de um estudo de caso único com uma paciente portadora de diabetes mellitus tipo 2. O procedimento adotado para a coleta de dados foi a caracterização dos comportamentos de acordo com as seguintes categorias: mensuração da glicemia, administração da insulina, controle da dieta e prática de exercício físico. Os resultados indicaram a prevalência de contingências aversivas e demonstraram a necessidade de se ensinar estratégias de autocontrole ao paciente, e regras por parte da equipe de saúde, que descrevam as contingências em operação no ambiente.

Keywords : Contingências; Diabetes; Tratamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )