SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Construção e validação da Escala de Lócus de Controle Parental na SaúdeLa "visión del aura" como experiencia alucinatoria en individuos no-clinicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

SOUZA, Maria Thereza Costa Coelho de; FOLQUITTO, Camila Tarif Ferreira; OLIVEIRA, Marcella Pereira de  e  NATALO, Samanta Pedroso. Julgamentos sobre ações e sentimentos em interpretações de histórias: uma abordagem piagetiana. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.2, pp. 265-276. ISSN 1413-8271.

Este artigo apresenta dados selecionados a partir de pesquisa com 76 crianças de cinco a dez anos sobre interpretações de dois contos de fadas dos Irmãos Grimm: O lobo e os sete cabritinhos e Senhor lobo e senhora gata. O objetivo é discutir os julgamentos das crianças sobre ações e sentimentos de personagens dos contos, baseados nos conceitos de valores, julgamentos e apreciações emocionais, de Piaget. A hipótese geral foi a de que os julgamentos e a capacidade de avaliar sentimentos evoluem com a idade. O método utilizado foi a entrevista clínica piagetiana adaptada aos dois contos. Os resultados indicaram diferenças entre as crianças mais velhas e as mais jovens da amostra, mas as análises estatísticas não apontaram diferenças significativas para comparações entre crianças de faixas etárias mais próximas. Esta pesquisa contribuiu para a discussão sobre o uso de contos de fadas em estudos sobre valorizações afetivas e julgamentos em crianças.

Palavras-chave : Julgamentos; Sentimentos; Abordagem piagetiana; Histórias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )