SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2La "visión del aura" como experiencia alucinatoria en individuos no-clinicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

OLIVEIRA-MONTEIRO, Nancy Ramacciotti de  e  NUNES, Maria Lucia Tiellet. Supervisor de psicologia clínica: um professor idealizado?. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.2, pp. 287-296. ISSN 1413-8271.

A supervisão de estágios em Psicologia Clínica, fundamental para a formação do aluno de Psicologia, carece de mecanismos de avaliação sistemática, relativa ao supervisor. Este artigo apresenta um estudo que explorou percepções de estagiários de Psicologia Clínica acerca de seus supervisores e da supervisão. O levantamento utilizou uma escala de tipo Likert de cinco pontos e 27 itens. Foram pesquisados 56 alunos de 9º semestre de curso de graduação em Psicologia, que faziam estágios sob supervisão semanal, há um semestre. Sob a ótica dos supervisionandos, as avaliações foram quase que exclusivamente positivas, a despeito da abordagem teórico-técnica do supervisor. Essa positividade foi discutida em relação a: características do processo ensino-aprendizagem clínico, em especial quanto a formas de avaliação utilizadas; possíveis idealizações; e momento de transição aluno-profissional em que o supervisionando se encontra. É apontada a necessidade de discussões sobre avaliação de professores-supervisores em Psicologia-Clínica.

Palavras-chave : Supervisão; Psicologia clínica; Escala de avaliação do supervisor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )