SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Consciência morfossintática, alfabetização e contextos do desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

LUKASOVA, Katerina; BARBOSA, Anna Carolina Cassiano  e  MACEDO, Elizeu Coutinho de. Discriminação fonológica e memória em crianças com dislexia e bons leitores. PsicoUSF [online]. 2009, vol.14, n.1, pp. 1-9. ISSN 1413-8271.

Presente estudo avaliou a capacidade de discriminação fonológica de sílabas em crianças com dislexia do desenvolvimento e bons leitores. Participaram do estudo 10 disléxicos e 10 controles pareados por idade, sexo, série, nível intelectual e atencional. 45 pares de sílabas diferentes quanto à sonorização, ponto de articulação e sílabas iguais foram apresentados para julgamento de similaridade em provas SOM/SOM e SOM/ESCRITA. O intervalo entre estímulos variou de curto, médio e longo. Os resultados mostraram diferenças entre-grupo em tarefa SOM/SOM, sendo que os disléxicos obtiveram desempenho inferior aos bons leitores em sílabas sonoras e ponto de articulação com intervalos longos. Análise dos pares de sílabas mostrou baixo acerto dos disléxicos nas sonoras (/KA/-/GA/ e /FA/-/VA/) e ponto de articulação (/ZA/-/VA/). Os resultados mostram perda mais rápida da informação fonológica na memória de trabalho em crianças disléxicas.

Palavras-chave : Dislexia; Discriminação fonológica; Memória de trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )