SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Discriminação fonológica e memória em crianças com dislexia e bons leitoresPropriedades psicométricas do conjunto de testes da habilidade visuo espacial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

MOTA, Márcia da et al. Consciência morfossintática, alfabetização e contextos do desenvolvimento. PsicoUSF [online]. 2009, vol.14, n.1, pp. 11-18. ISSN 1413-8271.

Este artigo apresenta dados sobre um estudo que investigou o papel da escolarização sobre o desenvolvimento da consciência metassintática. Cinquenta e quatro crianças oriundas da primeira e segunda séries de escolas privadas e estaduais participaram deste estudo. A elas foram dados três tarefas de consciência sintática: julgamento de sentenças corretas, julgamento de sentenças incorretas e correção. Não foi encontrados um efeito estatisticamente significativo para série, mas se encontrou um efeito significativo para o tipo de escola. Crianças de escolas particulares tiveram um desempenho melhor do que crianças de escolas públicas. Correlações entre as medidas de consciência sintática mostraram que quanto melhor as crianças eram medidas em consciência sintática, melhor elas eram nas tarefas de escrita. Os resultados sugerem que a experiência das crianças no seu meio ambiente tem um papel no desenvolvimento da consciência sintática.

Palavras-chave : Alfabetização; Consciência sintática; Desenvolvimento metalinguístico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )