SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1La comunicación y la asertividad del discurso durante las interacciones grupales presenciales y por computadoraDireito de brincar: as (im)possibilidades no contexto de trabalho infantil produtivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

BARROS, Thaís Santiago; TORRES, Ana Raquel Rosas  y  PEREIRA, Cícero. Autoritarismo e adesão a sistemas de valores psicossociais. PsicoUSF [online]. 2009, vol.14, n.1, pp. 47-57. ISSN 1413-8271.

O objetivo deste trabalho foi investigar as relações entre o autoritarismo e a adesão a sistemas de valores. Para tanto, utilizou-se a escala de Autoritarismo de Extrema-Direita (Altemeyer, 1981, 1988) e o Questionário de Valores Psicossociais (Pereira, Da Costa & Camino, 2005b). Com base em dados de 284 estudantes universitários de Goiânia, verificou-se que a Escala de Autoritarismo mede duas dimensões políticas: autoritarismo e tolerância. Verificou-se também que os valores religiosos estão relacionados com diminuição da tolerância, enquanto a adesão aos valores hedonistas está relacionada com o aumento da tolerância e com a diminuição do autoritarismo. Além disso, a adesão aos valores materialistas está relacionada com o aumento do autoritarismo. Esses resultados são discutidos ressaltando a importância de uma perspectiva psicossocial que leve em conta os valores contextuais como fatores importantes para a compreensão do apoio das pessoas ao autoritarismo e à democracia.

Palabras clave : Autoritarismo; Valores psicossociais; Perspectiva psicossocial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )