SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Crenças irracionais, ajustamento psicológico e satisfação de vida em estudantes universitáriosNão havia outra saída: percepções de alunos evadidos sobre o abandono do curso superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; DIAS, Anelise Silva  e  MARINI, Janete Aparecida da Silva. Avaliação da agressividade na família e escola de ensino fundamental. PsicoUSF [online]. 2009, vol.14, n.1, pp. 83-93. ISSN 1413-8271.

O estudo objetivou identificar a percepção de crianças do ensino fundamental acerca da agressividade na família e escola, verificando possíveis diferenças entre essa variável com gênero, faixa etária, série e tipo de escola. Aplicou-se uma escala de agressividade em 758 alunos brasileiros, de 2ª a 4ª séries, de ambos os sexos, sendo 50,4% meninas. Os participantes apresentaram poucas condutas agressivas. A agressividade familiar teve maiores índices do que a escolar. Identificou-se influência do gênero sobre a agressividade geral dos participantes. Verificou-se que os meninos apresentaram índices de agressividade na família mais altos e significativamente diferentes em relação às meninas. Constataram-se diferenças significativas para idade e série apenas para agressividade familiar.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Agressividade familiar; Agressividade escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )