SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Não havia outra saída: percepções de alunos evadidos sobre o abandono do curso superiorQualidade de vida e desesperança em familiares de dependentes químicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

RODRIGUES, Elaine Custódio  e  ALCHIERI, João Carlos. Avaliação das características de afetividade em crianças e jovens com síndrome de Down. PsicoUSF [online]. 2009, vol.14, n.1, pp. 107-116. ISSN 1413-8271.

Este trabalho buscou investigar a manifestação da afetividade em crianças e jovens com síndrome de Down (SD) e a percepção de pais e educadores quanto à sua expressão no comportamento e nas atividades sociais. Participaram 70 pessoas com SD, na faixa etária de 4 a 26 anos. Os instrumentos utilizados foram questionários sobre percepção da afetividade, aplicados aos pais e professores, e o Zulliger, avaliando os indivíduos com SD. Os dados dos questionários foram analisados pelo programa Tri-deux-Mots, e o Zulliger foi avaliado buscando caracterizar os aspectos da afetividade, com base no método de Klopfer. Pelo Tri-deux-mots, observou-se que tanto no comportamento afetivo como no relacionamento com o outro os sujeitos com SD expressam sua afetividade mediante características positivas e negativas. O Zulliger possibilitou elementos iniciais, no entanto é preciso estudos futuros para investigar o motivo das respostas não estarem direcionadas às categorias relacionadas à afetividade.

Palavras-chave : Afetividade; Síndrome de Down; Zulliger.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )