SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Orientação profissional como porta de entrada para psicoterapia: um estudo retrospectivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

NUNES, Maiana Farias Oliveira  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Relações entre interesses, personalidade e habilidades cognitivas: um estudo com adolescentes. PsicoUSF [online]. 2009, vol.14, n.2, pp. 131-141. ISSN 1413-8271.

Este estudo objetivou analisar as relações entre interesses, personalidade e inteligência em adolescentes. Participaram 211 alunos do ensino médio do estado do Paraná, com média de idade de 16,5 (DP=0,5). Foram utilizadas a Escala de Aconselhamento Profissional e o Self Directed Search para medida dos interesses; a Bateria Fatorial de Personalidade e a Bateria de Provas de Raciocínio. Foi realizada uma análise fatorial com os escores dos quatro testes supracitados, e uma solução de seis fatores indicou maior coerência teórica e prática para compreender as associações entre traços de personalidade, interesses e habilidades cognitivas. Os escores de interesse nos dois testes estiveram mais relacionados, juntamente com alguns fatores de personalidade, com exceção dos traços neuroticismo e realização, enquanto as provas de inteligência não se agruparam com interesses ou personalidade. Discute-se a utilidade de testes que medem os construtos interesses, personalidade e inteligência em orientação profissional.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Orientação vocacional; Traços de personalidade; Interesses profissionais; Inteligência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License