SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Relações entre interesses, personalidade e habilidades cognitivas: um estudo com adolescentesInventário do comportamento de Rutter para professores: da psicometria as normas, estimando casos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

SANTOS, Manoel Antônio dos; CARDOSO, Érika Arantes de Oliveira  e  MELO-SILVA, Lucy Leal. Orientação profissional como porta de entrada para psicoterapia: um estudo retrospectivo. PsicoUSF [online]. 2009, vol.14, n.2, pp. 143-156. ISSN 1413-8271.

O objetivo do presente estudo é caracterizar o perfil sociodemográfico, educacional e clínico dos clientes inscritos em Orientação Profissional que foram encaminhados para psicoterapia em um serviço-escola de psicologia. Foi realizado estudo retrospectivo, baseado em levantamento de prontuários dos clientes atendidos no período 2003- 2006. Os resultados mostraram que foram encaminhados 24 clientes, sendo 20 mulheres (83,3%), com faixa etária entre 15 e 54 anos, 15 (62,5%) com ensino médio. As queixas que justificaram encaminhamento para psicoterapia foram problemas emocionais/comportamentais, e dificuldades nas relações interpessoais. Dez clientes aderiram até o final do contrato de um ano e tiveram melhora parcial dos sintomas. Conclui-se que a Psicoterapia tem se mostrado um recurso eficiente no atendimento da demanda oriunda da orientação profissional, constituindo uma alternativa complementar para casos que necessitam de abordagem de questões emocionais.

Palavras-chave : Orientação profissional; Psicoterapia; Entrevistas; Aconselhamento psicoterapêutico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License