SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Vocational Guidance as an entrance door to psychotherapy: a retrospective studyPsychometrics parameters of the Inventory of Expectations and Personal Beliefs About Alcohol for adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

KLEIN, John M.; GONCALVES, Alda  and  SILVA, Carlos F.. Inventário do comportamento de Rutter para professores: da psicometria as normas, estimando casos. PsicoUSF [online]. 2009, vol.14, n.2, pp. 157-165. ISSN 1413-8271.

Com o objetivo de estabelecer as propriedades psicométricas do Inventário do Comportamento de Rutter na sua forma completa para professores e, determinar os problemas comportamentais e emocionais em crianças, tal como eles ocorrem na sala de aula, foi pedido a 45 professores do 1º CEB do Norte de Portugal para classificarem os comportamentos de 970 alunos (530 meninas e 440 meninos), com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos (M =8,47; DP=0,771). Foi encontrada uma estrutura fatorial de dois fatores, que exibiu uma fidelidade e valores de teste-reteste aceitáveis ao longo de um período de 3 meses. Verificou-se que 16,1% dos alunos apresentavam algum problema ao nível do comportamento, e foram descritos pelos professores como os sintomas mais prevalentes: ansiedade (3,1%), preocupação (5,1%) e dificuldades de concentração (1,.1%). Os resultados mostram que o instrumento traduzido pode ser útil e simples tanto em contexto clínico como de investigação.

Keywords : Epidemiologia; Psicopatologia da infância; Problemas de comportamento; Sala de aula.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License