SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Inventário do comportamento de Rutter para professores: da psicometria as normas, estimando casosEvidências de validade das Matrizes Progressivas Avançadas de Raven em universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

AMARAL, Alexandra Castilhos Gomes  e  SALDANHA, Ana Alayde Werba. Parâmetros psicométricos do Inventário de Expectativas e Crenças Pessoais Acerca do Álcool para adolescentes. PsicoUSF [online]. 2009, vol.14, n.2, pp. 167-176. ISSN 1413-8271.

Este estudo teve como objetivo verificar os parâmetros psicométricos do Inventário de Expectativas e Crenças Pessoais Acerca do Álcool - IECPA para a população de adolescentes, bem como investigar os fatores de risco para o uso do álcool na adolescência. A amostra foi composta por 600 adolescentes na faixa etária de 14 a 19 anos, estudantes de escolas públicas e privadas dos estados do Rio Grande do Sul e Paraíba. Foram utilizados: Questionário Sociodemográfico, Questionário de aspectos relacionados ao consumo do álcool e o Inventário de Expectativas e Crenças Pessoais acerca do Álcool. Os resultados apontam para a adequação do IECPA para a população adolescente, reunindo evidências empíricas suficientes acerca de sua estrutura fatorial e consistência interna. Constatou-se que as expectativas positivas quanto aos efeitos do álcool estão associadas ao maior consumo alcoólico, enquanto a religião pode estar associada a fatores de proteção.

Palavras-chave : Adolescentes; Alcool; Expectativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License