SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Evidências de validade das Matrizes Progressivas Avançadas de Raven em universitáriosMétodo de Rorschach na avaliação psicológica de crianças: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

FERREIRA, Roselaine Berenice; FEIL, Cristiane Friedrich  e  NUNES, Maria Lucia Tiellet. O Teste Gestáltico Visomotor de Bender na avaliação clínica de Crianças. PsicoUSF [online]. 2009, vol.14, n.2, pp. 185-192. ISSN 1413-8271.

Este estudo avaliou os erros mais freqüentes cometidos por crianças no Bender, pelo método Koppitz, e identificou sua relação com as variáveis idade e sexo. Analisou-se 1111 protocolos de avaliação psicológica, contemplando meninos e meninas, com idades entre cinco e doze anos, os quais apresentavam dificuldades emocionais, cognitivas e neurológicas, compondo uma amostra clínica. Constatou-se que os erros mais comuns frente à cópia do Bender foram a Distorção da Forma nas figuras 7 e 8 e a Rotação na figura 7. Através do teste do Qui-quadrado identificou-se relação significativa entre erros nas figuras A, 1, 2, 4, 6, 7 e 8 e a variável idade (p=0,000). A variável sexo apresentou correlação significativa somente em erros nas figuras 4 e 7 no item rotação (p<0,005).

Palavras-chave : Teste Bender; Testes psicológicos; Maturidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License