SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Rorschach in children psychological assessment: a literature revisionAffirmative action: polemics and identity processes of the university student author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

NEUBERN, Maurício da Silva. Hipnose e dor: proposta de metodologia clínica e qualitativa de estudo. PsicoUSF [online]. 2009, vol.14, n.2, pp. 201-209. ISSN 1413-8271.

O presente trabalho visa apresentar uma proposta metodológica clínica e qualitativa para o estudo da relação entre hipnose e dor. Inicialmente, critica-se a pretensão de atribuir legitimidade científica exclusivamente para propostas estatísticas sobre o tema. Em seguida, são destacados alguns pressupostos da metodologia clínica e qualitativa, como a construção da realidade e das informações, as dimensões estética e técnica da relação terapêutica e a concepção da dor enquanto processo subjetivo. Uma vinheta clínica é utilizada de forma ilustrativa de modo a destacar as etapas e processos da pesquisa, como o uso dos registros e os processos interpretativos. Conclui-se o artigo ressaltando que a pertinência dessa metodologia se dá, basicamente, por abordar a dimensão subjetiva da relação entre dor e hipnose e por conceber o contexto como um conjunto de processos que não devem ser isolados, mas integrados à pesquisa.

Keywords : Metodologia qualitativa; Psicologia clínica; Hipnose; Dor; Subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License