SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Hipnose e dor: proposta de metodologia clínica e qualitativa de estudoO camponês e o agricultor nas representações sociais de estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

NERY, Maria da Penha  e  COSTA, Liana Fortunato. Política afirmativa racial: polêmicas e processos de identidade do cotista universitário. PsicoUSF [online]. 2009, vol.14, n.2, pp. 211-220. ISSN 1413-8271.

Trata-se de um estudo de caso cujo objetivo foi investigar a afetividade intergrupal com base na implantação de política afirmativa para o ingresso de negros nas universidades públicas. O enfoque teórico foi o da Socionomia e o contexto foi a Universidade de Brasília. Os sujeitos foram 5 estudantes e 5 integrantes de uma ong. Os instrumentos foram um sociodrama e entrevistas semi-estruturadas. A autocobrança para excelente desempenho acadêmico, por parte dos cotistas e do estudante negro, foi uma das atitudes mais presentes, na busca de saída para a discriminação vivida ou sentida no processo inclusivo. A dinâmica afetiva dos estudantes universalistas foi a indiferença e o descaso ou desqualificação em relação às causas raciais. Concluímos que um projeto de inclusão racial efetiva depende de uma intervenção psicossocial multidisciplinar voltada para as redes sociométricas visando à flexibilização da identidade, o diálogo empático, a solidariedade entre os estudantes.

Palavras-chave : Afetividade; Participação política; Universidade; Sociometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License