SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Política afirmativa racial: polêmicas e processos de identidade do cotista universitárioSentimentos vivenciados por fisioterapeutas no atendimento a pessoas com paralisia cerebral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

NAIFF, Denis Giovani Monteiro; MONTEIRO, Rosa Cristina  e  NAIFF, Luciene Alves Miguez. O camponês e o agricultor nas representações sociais de estudantes universitários. PsicoUSF [online]. 2009, vol.14, n.2, pp. 221-227. ISSN 1413-8271.

O debate contemporâneo sobre o universo agrário tem suscitado uma questão importante: como se estruturam as identidades de sujeitos/atores sociais envolvidos com a atividade agrícola no bojo de processos socioculturais que implicam transformações de pensamento e hábito de indivíduos e instituições? Este estudo teve como objetivo identificar e comparar as representações sociais que 400 alunos de uma universidade federal rural possuem sobre as identidades de camponeses e agricultores. Foi utilizada uma tarefa de evocação livre com os termos indutores "agricultor" e "camponês" para obtenção dos dados. Os resultados apontam para o fato de que os camponeses são representados pelos estudantes como os sujeitos arcaicos, deslocados historicamente e excluídos das formas de produção econômicas vigentes no campo, enquanto os agricultores são compartilhados pelos alunos como modernos agricultores familiares, muito mais atraentes às novas gerações, produtores de riquezas e de desenvolvimento no campo, além de menos geradores de tensão.

Palavras-chave : Representações sociais; Camponês; Agricultor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License