SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2O camponês e o agricultor nas representações sociais de estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

CAMPOS, Dinael Corrêa de  e  SANTOS, Márcia Guimarães. Sentimentos vivenciados por fisioterapeutas no atendimento a pessoas com paralisia cerebral. PsicoUSF [online]. 2009, vol.14, n.2, pp. 229-236. ISSN 1413-8271.

Considerando que os estudos sobre a relação profissional de saúde e cliente contribuíram para o surgimento da proposta do modelo humanizado de atendimento, esta pesquisa investigou os possíveis sentimentos de fisioterapeutas em relação ao atendimento de pessoas com paralisia cerebral, já que esta condição, a paralisia cerebral, é considerada sem cura pela medicina e com possibilidades de melhora diretamente vinculadas aos exercícios fisioterapêuticos. Utilizando um instrumento contendo perguntas abertas, foram realizadas entrevistas com fisioterapeutas que atendem aos casos com sequelas mais graves: ausência total da linguagem verbal e comprometimentos motores que levam os pacientes à situação de acamados. Mediante a análise de conteúdo, verificou-se que a paralisia cerebral é reconhecida pelos fisioterapeutas como um quadro neurológico e as limitações no alcance de resultados terapêuticos são vistas como normais. Assim, as mudanças, mesmo sendo reduzidas e obtidas em longo prazo, tornam o atendimento gratificante para os fisioterapeutas por representarem uma superação de desafios.

Palavras-chave : Saúde humanizada; Fisioterapia; Paralisia cerebral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License