SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Barreiras à expressão da criatividade entre profissionais brasileiros, cubanos e portugueses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

DEL PRETTE, Almir. Efeitos de uma intervenção sobre a topografia das habilidades sociais de professores. Psicol. esc. educ. [online]. 1998, vol.2, n.1, pp. 11-22. ISSN 1413-8557.

Examina a influência de um Programa de Desenvolvimento Interpessoal Profissional (PRODIP) sobre aspectos topográficos do desempenho dos professores participantes. A intervenção objetivou desenvolver habilidades interpessoais do professor para o estabelecimento de condições interativas de ensino e foi realizada em doze sessões grupais de hora e meia cada, ao longo de dois meses. Os dados foram coletados através de filmagem de aulas pré e pós-intervenção. A topografia do desempenho dos professores foi descrita e avaliada em seus componentes não verbais, paralíngüísticos e mistos. Os resultados mostraram que todos os professores foram avaliados mais positivamente em vários componentes e que expressão facial, entonação, humor e entusiasmo foram objeto de "melhora" de praticamente todos os professores. Discutem-se esses resultados em relação aos objetivos do PRODIP e a outras questões de pesquisa.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Formação continuada de professores; Comunicação não verbal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License