SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Efeitos de uma intervenção sobre a topografia das habilidades sociais de professoresO "Centro Del bambini e delle famiglie": uma nova possibilidade para o atendimento de crianças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

ALENCAR, Eunice M.L.Soriano de  y  MITJANS MARTINEZ, Albertina. Barreiras à expressão da criatividade entre profissionais brasileiros, cubanos e portugueses. Psicol. esc. educ. [online]. 1998, vol.2, n.1, pp. 23-32. ISSN 1413-8557.

Investiga barreiras à expressão da criatividade pessoal percebidas por 290 profissionais de educação do Brasil, Cuba e Portugal. Para identificação das barreiras, solicitou-se aos sujeitos para completar a sentença: eu seria mais criativo se... Realizou-se análise de conteúdo, elaborando-se categorias que abrangeram, em suas matizes, o conteúdo referente às distintas barreiras. Observou-se, que dentre os profissionais brasileiros e portugueses, foram as barreiras de ordem pessoal as mais apontadas, enquanto, entre os cubanos, foram as de ordem social. Observou-se que o medo (de errar, do fracasso, da crítica) foi a barreira pessoal mais apontada pelos brasileiros e portugueses, ao passo que, na amostra cubana, foi a insuficiente capacidade de observação, análise ou reflexão. Quanto às barreiras de ordem social, a falta de tempo foi o aspecto mais salientado nas distintas amostras. Como o cultivo da criatividade no contexto escolar depende necessariamente da atuação dos profissionais que atuam neste contexto, seria relevante implementar estratégias que possibilitassem a superação de barreiras identificadas.

Palabras clave : .

        · texto en Portugués

 

Creative Commons License