SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Teste de inteligência WISC-III adaptando para a população brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

WECHSLER, Solange Muglia. Avaliação multidimensional da criatividade: uma realidade necessáriaMultidimensional creativity assessment: an urgent reality. Psicol. esc. educ. [online]. 1998, vol.2, n.2, pp. 89-99. ISSN 1413-8557.

A avaliação da criatividade até o momento, tem sido pautada, quase que exclusivamente, em medidas de pensamento divergente tentando-se encontrar uma forma única para a sua identificação. Nosso objetivo é demonstrar a necessidade de se avaliar a criatividade sob os mais diversos enfoques, situando a sua expressão dentro de campos específicos da sua aplicação. Uma bateria para avaliação multidimensional da criatividade é apresentada, sendo composta por dois testes internacionais. Pensando Criativamente com Figuras e Pensando Criativamente com Palavras e dois testes nacionais, de nossa autoria, Estilos de Pensar e Criar e Adjetivos Auto-descritores. O processo de validação destes instrumentos encontra-se descrito demonstrando assim a possibilidade de medir algumas das interações entre a pessoa, processo e o ambiente criativo. Concluindo, é demonstrada a importância de se buscar, cada vez mais, instrumental que atenda os parâmetros científicos da psicometria e que permita uma abordagem mais ampla, completa e multifacetada na avaliação da criatividade.

Palavras-chave : Criatividade; Avaliação multidimensional; Testes psicológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License