SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Avaliação multidimensional da criatividade: uma realidade necessáriaVariáveis significativas na avaliação da inteligência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

FIGUEIREDO, Vera L. M.; PINHEIRO, Sílvia  e  NASCIMENTO, Elizabeth do. Teste de inteligência WISC-III adaptando para a população brasileira. Psicol. esc. educ. [online]. 1998, vol.2, n.2, pp. 101-107. ISSN 1413-8557.

O presente artigo tem por objetivo mostrar alguns resultados encontrados até o momento, na pesquisa de adaptação do teste de inteligência WISC- III (Wechsler Intelligence Scale for ChildrenThird Edition). Os dados apresentados referem-se à aplicação do conjunto verbal do teste a uma amostra piloto de 116 crianças com idades entre 6 e 16 anos, matriculadas na rede de escolas públicas e privadas da cidade do Rio Grande (RS). Os resultados evidenciaram índices de validade e consistência interna do conjunto verbal do teste. Observou-se a relevância da idade, da repetência e do local da escola devendo estas variáveis serem controladas na pesquisa de adaptação. Há necessidade de alteração de alguns itens, principalmente nos subtestes Informação e Vocabulário.

Palavras-chave : WISC-III; Teste de inteligência; Adaptação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License