SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Teste de inteligência WISC-III adaptando para a população brasileiraAvaliação de mudança em processos terapêuticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

ALVES, Irai Cristina Boccato. Variáveis significativas na avaliação da inteligênciaSignificant variables in inteIligence evaluation. Psicol. esc. educ. [online]. 1998, vol.2, n.2, pp. 109-114. ISSN 1413-8557.

Algumas variáveis têm mostrado uma influência significativa nos resultados dos testes de inteligência, o que leva à necessidade de considerá-las e controlá-las em estudos com os mesmos. Entre elas podemos destacar o nível sócio-econômico, a idade, o sexo e o grau de escolaridade. O nível sócio-econômico mostrou ser relevante no Teste de Goodenough, nas Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e na Escala de Maturidade Mental Colúmbia. Quanto à variável sexo, foram constatadas diferenças significantes entre os sexos no Teste de Goodenough, no Teste R-I e no D.70, mas não no Raven e Colúmbia. A idade cronológica sempre deve ser considerada na avaliação da inteligência de crianças, pois os resultados nos testes devem aumentar à medida que a criança cresce. O mesmo ocorre com relação à escolaridade, tanto quando se considera séries, como entre níveis de escolaridade.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Testes de inteligência; Normas de testes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License