SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Avaliação de mudança em processos terapêuticosA pessoa inteligente no mundo social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

BANDEIRA, Denise Ruschel; LOGUERCIO, Adriana; CAUMO, Wolnei  e  FERREIRA, Maria Beatriz Cardoso. O desenho da figura humana é válido para avaliar ansiedade em crianças?Is the human figure drawing a valid measure for children's ansiety assessment?. Psicol. esc. educ. [online]. 1998, vol.2, n.2, pp. 129-134. ISSN 1413-8557.

A ansiedade vem sendo avaliada de diferentes formas, entre elas através do Desenho da Figura Humana (DFH). A principal escala de avaliação do DFH foi idealizada por Handler, possuindo divergências quanto a sua validade entre os pesquisadores. Este trabalho tem por objetivo, então, avaliar a validade desta escala, comparando desenhos de crianças em situação pré-cirúrgica e desenhos realizados por crianças de um grupo controle. Os pontos obtidos nos desenhos também são comparados aos escores no Inventário de Ansiedade Traço-Estado para Crianças (IDA TE-C). Foram investigados desenhos de 106 crianças, de idades entre 7 e 13 anos, de ambos os sexos. Os resultados mostram haver diferenças significativas somente entre as escalas de ansiedade traço-estado entre os grupos controle e experimental. Os índices de ansiedade de Handler não evidenciaram diferença entre os dois grupos nem correlacionaram-se com as escalas do IDA TE-C, o que invalida tal escala para crianças da nossa população. Defende-se a criação de uma escala própria para crianças.

Palavras-chave : Ansiedade; Desenho da figura humana; Validade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License