SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2O desenho da figura humana é válido para avaliar ansiedade em crianças?Colaboração entre pais e escola: educação abrangente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

CARNEIRO, Eliane Gerk  e  ZIVIANI, Cilio Rosa. A pessoa inteligente no mundo social. Psicol. esc. educ. [online]. 1998, vol.2, n.2, pp. 135-152. ISSN 1413-8557.

O conceito de "inteligência" é revisado e cotejado com a noção de "inteligência social". Os contornos teóricos da pessoa inteligente são demarcados com o objetivo de se estabelecer fronteiras definidas pela relação interpessoal mediada por critérios intersubjetivamente válidos. A pessoa inteligente bem sucedida é discutida, especialmente em seus aspectos sociais. Pesquisas no âmbito da inteligência social com origem em modelos conceituais da Psicologia Social são apresentadas, especialmente os estudos centralizados na competência social e os que procuram centralizar a investigação na forma e na precisão do julgamento do outro. Três estudos empíricos de natureza psicométrica são relatados, o primeiro sobre a definição de inteligência social, o segundo constituindo-se na adaptação de um teste de insight social à realidade brasileira e o terceiro sobre a avaliação da inteligência interpessoal em crianças. Finalmente, discute-se os textos mais recentes da obra de Robert J. Stemberg, especificamente os aspectos da aplicabilidade de sua teoria da inteligência bem sucedida às práticas visando a promoção cognitiva.

Palavras-chave : Inteligência social; Inteligência bem sucedida; Pessoa inteligente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License