SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3Resiliência em crianças: natureza e importância do conceitoCondições temporais e pessoais de estudo em universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

CARVALHO, Regina Maria Leme Lopes. A violência na educação formal. Psicol. esc. educ. [online]. 1998, vol.2, n.3, pp. 257-264. ISSN 1413-8557.

Neste trabalho procura-se examinar aspectos da violência que ocorre nas escolas, partindo do ponto de vista da Psicanálise. São apresentados os principais pontos de vista freudianos e kleinianos para a compreensão da gênese da violência na espécie humana. Examinam-se também, as principais causas que, na escola, gerariam e manteriam situações de violência. São apresentadas algumas idéias ericksonianos e de psicólogos escolares americanos. Conclui-se dizendo que tanto a Psicanálise quanto a Sociedade dirão sim aos programas escolares que possam conter, manter e ajudar o desenvolvimento da criatividade e bem-estar em crianças e adolescentes, criando assim, um espaço de aprendizagem e desenvolvimento de cidadania.

Palavras-chave : Violência na escola; Psicanálise e violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License