SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Desenvolvimento motor da mão dominante nos movimentos identificados como responsáveis pela produção escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

CAMPOS, Kelly Cristina de Lara  e  LARGURA, Walmor de Almeida Nogueira. Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos. Psicol. esc. educ. [online]. 2000, vol.4, n.2, pp. 11-19. ISSN 1413-8557.

Este trabalho teve por objetivo avaliar a percepção dos alunos de 5° ano de Psicologia sobre o conceito criatividade e sua importância na formação e no exercício profissional em Psicologia. Foram sujeitos 20 alunos de uma universidade privada, que responderam a um questionário contendo dados pessoais e quatro questões semi-abertas, versando sobre conceito de criatividade; percepção sobre sua própria criatividade; importância desta no trabalho do psicólogo; e o espaço propiciado no curso de Psicologia. Os resultados demonstraram que o conceito de criatividade para os sujeitos está ligado à busca de novas soluções, à inovação e a ser original, sendo que 85% dos sujeitos consideraram-se criativos. A cri atividade foi avaliada como importante para atuação do psicólogo (95%), embora sua presença não seja sistemática na formação do psicólogo.

Palavras-chave : Criatividade; Formação em Psicologia; Atuação do psicólogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português