SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Desenvolvimento motor da mão dominante nos movimentos identificados como responsáveis pela produção escritaEstilos cognitivos de estudantes de psicologia: impacto da experiência em iniciação científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

LOMONACO, José Fernando Bitencourt et al. Desenvolvimento de conceitos: o paradigma das descobertas. Psicol. esc. educ. [online]. 2000, vol.4, n.2, pp. 31-39. ISSN 1413-8557.

Keil investigou se a descoberta de essências internas ou princípios causais subjacentes alterariam as categorizações de crianças sobre conceitos de espécies naturais e artefatos. Esse trabalho replica parte do experimento de Keil (1989), buscando validar seus resultados em nosso meio. Participaram 30 crianças, subdivididas em três grupos de 617, 8/9 e 10/11 anos. Foram narradas a cada criança quatro estórias elaboradas por Keil, previamente traduzidas, duas referentes a espécies naturais e duas a artefatos. Eram relatadas situações em que cientistas "descobriam" que, debaixo dos aspectos superficiais de uma coisa, escondiam-se propriedades definidoras de uma outra coisa. Ao final de cada estória, o experimentador perguntava à criança: "Você acha que são X ou Y?", em que X referia-se à aparência do objeto e Y aos atributos definidores. No tocante a artefatos, os sujeitos não se influenciaram pelos aspectos superficiais, avaliando corretamente a identidade dos artefatos. Todavia, em relação às espécies naturais, somente com o aumento da idade os atributos definidores passaram a ser considerados. Tais achados confirmam os de Keil.

Palavras-chave : Formação de conceitos; Desenvolvimento conceitual; Visão teórica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português