SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Algumas estratégias de compreensão em leitura de alunos do ensino fundamentalColaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

SERPA, Maria Nasaré Fonseca  y  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Atuação no ensino superior: um novo campo para o psicólogo escolar. Psicol. esc. educ. [online]. 2001, vol.5, n.1, pp. 27-35. ISSN 1413-8557.

Este estudo teve como objetivo identificar a existência de estruturas de atendimento e orientação ao universitário; caracterizar os serviços e programas oferecidos; verificar a composição da equipe profissional; a existência e atuação do psicólogo escolar na equipe e avaliação dos serviços e programas. Um questionário foi utilizado para coleta de dados, sendo que dos 121 distribuídos, 61 foram respondidos. 80% das IES que responderam, declaram possuir serviços específicos de orientação, que aparecem com freqüência significativamente maior nas IES comunitárias, seguidas das públicas e das privadas. O psicólogo escolar está presente em 75% dos serviços, e oferece diversos programas ao universitário. Tanto as IES que não possuem psicólogo na equipe, como as que não possuem serviços de orientação recorrem a encaminhamentos externos. A maioria das instituições entendem como necessária a criação de uma estrutura de apoio à clientela universitária.

Palabras clave : Universitários; Ensino Superior; Atendimento ao Universitário; Psicólogo Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués