SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Retricciones del canal de comunicación efectos psicosociales en entornos educativosEstudo de crianças na reprodução dos componentes gráficos da escrita índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

DI NUCCI, Eliane Porto. Letramentto: algumas práticas de leitura do jovem do ensino médio. Psicol. esc. educ. [online]. 2002, vol.6, n.1, pp. 31-38. ISSN 1413-8557.

Este trabalho visa descrever as práticas sociais de letramento de adolescentes que freqüentam o ensino médio, particularmente as práticas de leitura. Foram selecionados 20 sujeitos de uma classe de 2ª série do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Campinas/São Paulo. Os dados foram coletados através de um questionário fechado, composto por diferentes eventos de letramento. Os dados mostram que as práticas de leitura mais comuns entre os jovens são a leitura de revistas (100% dos sujeitos), seguida da leitura de jornal (85%) e da leitura de livros (65%). Entre diversos eventos de letramento presentes no cotidiano, ressalta-se que 80% dos sujeitos lêem bilhetes e correspondências, entre outros. Concluise que os jovens buscam a leitura em função das necessidades cotidianas e da facilidade de acesso.

Palabras clave : Letramento; Leitura; Ensino médio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués