SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Children’s development in the reproduction of grafic components for cursive handwritingA study for a child scale of school anxiety author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

LIPP, Marilda E. Novaes; ARANTES, João Pedro; BURITI, Maria do Socorro  and  WITZIG, Telma. O estresse em escolares. Psicol. esc. educ. [online]. 2002, vol.6, n.1, pp. 51-56. ISSN 1413-8557.

A presença de sintomas de estresse foi pesquisada em uma amostra de 255 escolares de 7 a 14 anos de idade, oriundos de três tipos diferentes de escolas (municipal, particular e particular confessional filantrópica). Os dados foram analisados em termos de diferenças entre as escolas, sexo e série do ensino fundamental em que as crianças se encontravam. Constatou-se que o tipo de escola tinha uma forte associação com o nível de estresse dos alunos e que o número de meninas com estresse era significativamente maior do que o dos meninos. Verificou-se também que o estresse diminui nas séries mais elevadas e estava mais presente na primeira série. Pode-se concluir que as escolas têm um papel relevante no estresse infantil e que é possível dentro de uma escola apresentar níveis baixos de estresse, dependendo das características da mesma.

Keywords : Sintomas de estresse; Alunos do ensino fundamental; Gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese