SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Variables that affect the learning process: according to ungraduated student and teachersPortfólio: one proposal of evaluation with remaking to learn process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

TONELOTTO, Josiane Maria de Freitas. Aceitação e rejeição: percepção de escolares desatentos no ambiente escolar. Psicol. esc. educ. [online]. 2002, vol.6, n.2, pp. 141-148. ISSN 1413-8557.

O principal objetivo deste estudo foi identificar crianças desatentas no contexto de sala de aula e verificar como percebem e são percebidas por seus colegas nesse contexto. A amostra constituiu-se de 128 escolares provenientes de uma escola pública, com idade entre seis e nove anos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais com os sujeitos e com as professoras e foram tratados por meio das provas estatísticas que permitiram que se definissem dois grupos distintos, um em que os problemas de atenção foram identificados e outro em que isso não ocorreu. Observou-se presença de maior número de atitudes negativas em relação aos colegas e à escola no grupo de crianças com problemas de atenção; que também se caracterizou como o mais rejeitado e menos aceito pelos colegas de sala de aula, configurando seus componentes como menos populares. Esses resultados permitiram que fossem identificadas importantes variáveis interferentes no processo de aprendizagem de crianças desatentas, ampliando possibilidades de intervenção capazes de minimizar os problemas enfrentados no dia-a-dia da sala de aula.

Keywords : Déficit de atenção; Aceitação; Rejeição.

        · abstract in English     · text in Portuguese