SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Aceitação e rejeição: percepção de escolares desatentos no ambiente escolarFacilitar a aprendizagem: ajudar aos alunos a aprender e a pensar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem. Psicol. esc. educ. [online]. 2002, vol.6, n.2, pp. 149-153. ISSN 1413-8557.

Considerando que a formação escolar necessita ser repensada e refletida, pelo fato de os valores sociais e os saberes disciplinares estarem mudando, a educação atual necessita respeitar as inteligências múltiplas dos seus educandos. Assim, para ser coerente com essa visão uma modalidade de aprendizagem e avaliação, advinda do campo da arte: o portfólio, desponta como proposta promissora. O seu uso em educação constitui uma estratégia que procura atender à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino-aprendizagem, assegurando aos alunos e professores uma compreensão maior do que foi ensinado e, desse modo, índices mais elevados de qualidade.

Palabras clave : Portfólio; Aprendizagem; Avaliação escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués