SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Violência urbana: a avaliação de professoras sobre a atuação da escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

FRANCISCO, Deise Juliana; DAL TOE, Mabel Cristina  y  ALBERTI, Taís Fim. Processo de implantação de ambientes informatizados e a prática docente. Psicol. esc. educ. [online]. 2002, vol.6, n.2, pp. 177-184. ISSN 1413-8557.

Este trabalho discute o processo de implementação de laboratório de informática educativa em escola estadual da região missioneira do Estado do Rio Grande do Sul. Constitui-se em estudo de caso que utiliza metodologia qualitativa na coleta e leitura de dados. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 27 docentes do Ensino Fundamental atuantes em três turnos e três coordenadores do ambiente informatizado da escola. A escolha dos sujeitos foi aleatória. Como resultado aponta-se o processo de implementação desvinculado da proposta da escola, constituído de forma não-participativa, direcionado para os alunos. Elencam-se atravessamentos ocorridos nesse processo, tais como a forma como se deu o processo de implementação, entendimento dos docentes sobre informática na educação, conhecimento dessa área. Citam-se as dificuldades e os modos de implementação do ambiente informatizado. Na discussão, são analisados os resultados na perspectiva das tecnologias da comunicação e informação e a dificuldade de mudança em estabelecimentos que atuam no processo de ensino-aprendizagem.

Palabras clave : Informática educativa; Ambientes informatizados; Escola e tecnologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués