SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Teacher-stress: analysis of scientific productionInstrumental english: teaching efficiency for psychology course freshman students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

NORONHA, Ana Paula Porto; BERALDO, Flávia Nunes de Moraes  and  OLIVEIRA, Katya Luciane de. Instrumentos psicológicos mais conhecidos e utilizados por estudantes e profissionais de psicologia. Psicol. esc. educ. [online]. 2003, vol.7, n.1, pp. 47-56. ISSN 1413-8557.

O presente estudo objetivou identificar os instrumentos psicológicos mais conhecidos por estudantes e profissionais de psicologia e levantar os instrumentos mais utilizados pela amostra. Participaram 82 alunos último-anistas, de uma universidade particular do interior paulista e 52 profissionais. O material utilizado constituiu-se de uma relação de instrumentos de avaliação psicológica e a tarefa dos sujeitos era assinalar os instrumentos conhecidos, os utilizados, e os desconhecidos. A aplicação se deu no próprio período de aula, com a respectiva autorização da coordenação e dos professores. Para a coleta dos dados dos profissionais formados, os questionários foram enviados pelo correio, pois o instrumento é auto-aplicável. Os resultados indicaram uma diferença entre os grupos no que diz respeito aos instrumentos mais conhecidos e utilizados por estudantes e profissionais. Estudos comprovam que alguns dos instrumentos mais conhecidos são também os mais freqüentes nos cursos de formação de psicologia. Sugere-se que novas pesquisas desta natureza sejam realizadas.

Keywords : Avaliação psicológica; Instrumentos psicológicos; Testes psicológicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese