SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Aprendizagem por interação e traços de personalidadeA construção da seriação auditiva: uma análise através da metodologia clínica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

CRUVINEL, Miriam  y  BORUCHOVITCH, Evely. Depressão infantil: uma contribuição para a prática educacional. Psicol. esc. educ. [online]. 2003, vol.7, n.1, pp. 77-84. ISSN 1413-8557.

Atualmente não existe dúvida quanto a existência de depressão em crianças em idade escolar. A incidência de sintomas depressivos nesta faixa etária está em torno de 1,8 %, no entanto, quando se fala da incidência desses sintomas em crianças com dificuldades de aprendizagem essa taxa aumenta consideravelmente. A depressão infantil tem sido investigada por alguns autores da literatura estrangeira, no entanto, na população brasileira, os estudos ainda são escassos. Dados revelam que existe uma estreita relação entre sintomas depressivos e rendimento escolar, mas permanece ainda a necessidade de se sistematizar conhecimentos sobre a natureza mais específica dessa relação, pois tanto os sintomas da depressão podem contribuir para prejudicar a aprendizagem do aluno, quanto o baixo rendimento escolar pode também conduzir ao surgimento de sintomas depressivos. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo rever criticamente a literatura acerca da depressão infantil. Tem-se em vista contribuir para uma melhor compreensão, por parte dos professores e educadores, no que concerne a relação entre depressão infantil e desempenho escolar de crianças.

Palabras clave : Depressão infantil; Desempenho escolar; Prática Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués